Gestão em Saúde

O momento atual exige grande empenho por parte dos médicos e instituições com foco em prevenção de conflitos ético – legais. O universo relacionado à prevenção é amplo, sendo seus grandes pilares: o fator humano, a documentação médica e o aparato tecnológico. É fundamental a estruturação desses 3 pilares para promover a prevenção e gerenciamento dos eventos adversos relacionados à prática médica. Ser eficiente nesta área é um ativo fundamental e terão melhor desempenho os profissionais e instituições que conseguirem agregar corretamente competência técnica, adequação ético-legal e humanização.

Defesa Médica

Baseada principalmente em prevenção, a gestão estratégica da defesa médica inclui educação continuada, expertise em documentação e supervisão constante de questões que possam vir a transformar-se em demandas.

Gestão de Risco Ético-legal

A gestão de risco ético-legal é a mais moderna ferramenta para prevenir e administrar conflitos e demandas na área médica. Dentre as iniciativas disponíveis, salientamos a correta estruturação de Comissões internas nas instituições voltadas para Eventos Adversos, Bioética e Prontuário.

O correto gerenciamento destas questões tem grande impacto na redução de conflitos médico-paciente, médico-médico e médico-instituições. Todas estas ações aumentam a exposição de imagem positiva do profissional e da instituição, reduz custos e desgastes na prática médica.

Societário Médico

O desenvolvimento adequado de contratos e documentos alinhadores da relação nas sociedades médicas é a base para o estabelecimento de uma relação saudável entre as partes, preservando os diretos e consignando os deveres dos envolvidos.

Nossa equipe é especializada no alinhamento de questões societárias médicas que promovam relações harmoniosas.

Segurança da Informação Clínica

A correta gestão do acesso as informações clinicas do paciente, que previne enorme quantidade de conflitos. Treinamos as equipes, orientando como deve ser o fluxo de informações respeitando a conduta do sigilo profissional.

Terminalidade de Vida

Atuamos como mediadores em situações conflituosas entre equipe médica e familiares, fornecendo as ferramentas e documentos (Testamento Vital, Diretivas Antecipadas de Vontade) necessários para promover desfechos favoráveis.

Educação Continuada

 A educação continuada na área ético-legal engloba principalmente iniciativas voltadas para informação e orientação do médico que atua diretamente no atendimento ao paciente.

Inclui vários formatos desde palestras, mesas-redondas, seminários, círculos de debates e, mais modernamente, workshop com simulação realística, onde promovemos dramatização com atores profissionais de situações típicas da Instituição e de situações atípicas, com o intuito de treinamento.

As sessões são interativas com os participantes e após são realizadas discussões e comentários com os profissionais de nossa equipe ao término de cada dramatização.

Parceiros

Agência Web
Arquitetura em Saúde
Editora
Engenharia em Saúde
Humanização em Saúde
INST. DE PSIQUIATRIA DO HC
RESPONSABILIDADE CIVIL
SOLUÇÕES DE SOFTWARE