Soluções Ético-Legais

Prontuário Médico

A adequada documentação de informações médicas é uma das armas mais poderosas para a defesa de profissionais e instituições quando em situações de litígio ou conflito.

Dentre os inúmeros documentos necessários, podemos salientar:

  • Consentimento Informado
  • Documentação pré-intra-pós-operatória
  • Documento de admissão de paciente nas instituições
  • Documento de responsável / representante legal
  • Documento de admissão de pacientes e acompanhantes em unidades fechadas (terapia intensiva, hemodiálise, unidade neonatal, transplantados, etc).

Termo de Consentimento

A captação do Termo de Consentimento Informado, é obrigatória antes da realização de tratamentos, procedimentos com cirurgias, conforme determina o Código de Ética Médica em seu Artigo 22.

A recomendação é desenvolver um Termo de Consentimento específico para cada situação e discutir detalhadamente com o paciente e/ou responsável com antecedência.

Cada especialidade possui suas particularidades, sendo que o texto deve ser desenvolvido contemplando as especificidades de cada área.

O Termo de Consentimento bem aplicado é uma arma poderosa para a defesa médica em casos de conflito.

Contratos Médicos

Estabelecer uma relação contratual adequada, é fundamental para alinhar o posicionamento entre contratante e contratado, seja esta relação estabelecida de médico para médico, ou entre médicos e instituições de saúde.

Na prática diária, observamos com frequência relações de prestação de serviços estabelecidas de maneira informal – sem formalidade contratual – o que poderá levar, em caso da dissolução da relação de prestação de serviços, a um conflito.

Nossa equipe tem ampla experiência no desenvolvimento de contratos específicos para prestação de serviços no âmbito da saúde.

Termos de Honorários

Desenvolvemos documentos que estabelecem a anuência do paciente para os honorários contratados evitando discussões sobre má interpretação dos valores acertados.

Documentação Médica

O registro das informações feito de maneira adequada, é a base para o funcionamento da cadeia de atendimento em saúde.

Atualmente, com o advento dos registros digitais, vem ocorrendo grandes avanços na forma de captar e arquivar dados, sejam eles informações de cadastro, informações clínicas, atestados, relatórios, prescrições entre outros

A customização dos documentos médicos assistenciais voltada para as atividade de uma especialidade, ou para um formato de atendimento, será muito estratégica para facilitar o fluxo de atendimento, bem como promoverá a captação de indicadores estratégicos para aperfeiçoamento da gestão.

Nossa equipe é especializada no desenvolvimento de documentos médicos personalizados para cada área.

Conciliação com Paciente

Atualmente vem ocorrendo um grande aumento de demandas ético-legais instituídas por pacientes, decorrente de situações de conflito pelos mais variados motivos.

As demandas podem ser instauradas na esfera cível, criminal, administrativa ou perante o CRM, sendo que o estabelecimento de uma adequada gestão da prevenção de conflitos mediante abordagem conciliatória com os pacientes e/ou familiares em situação de litígio, estabelecerá um fluxo de profilaxia do ajuizamento de processos antecipadamente.

Implantar um fluxo para captação dos conflitos, anteriormente ao estabelecimento da queixa propriamente dita, promoverá economia de tempo, recursos e desgastes.

Nossa equipe possui ampla experiência no gerenciamento de Medidas Conciliatórias.

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